Acabou de chegar? Apresente-se e seja bem-vindo!

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Acabou de chegar? Apresente-se e seja bem-vindo!

Postby Alexandre Gabriel » 16 Jun 2009, 01:35

Convidamo-lo a apresentar-se neste espaço, para se dar a conhecer aos restantes membros do fórum, e receber umas boas-vindas calorosas! :warm:
Image

dom

Re: Acabou de chegar? Apresente-se e seja bem-vindo!

Postby dom » 16 Jun 2009, 13:32

Boa tarde.

Olá Alexandre :)
Já tivemos o prazer de falarmos pessoalmente, sou aquele rapaz que foi levantar os dois livros à Associação Cultural Art of Living porque ia de férias, não sei se se lembra.

Foi com enorme prazer que constatei um mail da zéfiro com o link para este fantástico forum!

Espero fazer deste cantinho, mais um "quarto" da minha casa virtual!

Blessed Be,
Dom
Crossing the Path of the God's!
Blessed Be

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 16 Jun 2009, 18:14

Caro Dom,

Lembro-me perfeitamente! Este mundo é verdadeiramente.. "pequeno".

Sê bem-vindo ao fórum! Fica à vontade para colocares novos pontos para conversa, assim como para participares nos que já existem.

Saudações solsticiais
Image

Ariadne-celta

Postby Ariadne-celta » 16 Jun 2009, 19:08

Olá
Me chamo Rose, sou sócia do Zéfiros, e me interesso muito pela mitológia.
Tenho 25 nos, sou inciada na Tradição Gardneriana, e na Celta.Moro em Natal-RN...Possuo um grupo de estudos do Tarot, e um de astologia em andamento, sou uma pessoa que gosta de agregar conhecimentos e formular minha opnião sobre as coisas, sem fugir da ideia original...sou uma eterna peregrina do conhecimento.Estou aqui para aprender...obrigada.

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 16 Jun 2009, 19:56

Bem-vinda Rose! Seria interessante falares-nos um pouco sobre como é vivida a tradição celta no Brasil, se achares por bem. :)
Image

Filomena Vieira

Postby Filomena Vieira » 16 Jun 2009, 20:02

Olá chamo-me Filomena, e estou mesmo admirada por existir este cantinho, em português.

Já conhecia esta página, e inclusivamente estive para ir ao seminário do autor da última vez que ele esteve em Portugal, mas não consegui.

Pode ser que a pouco e pouco possa recolher aqui informação que me a ajude a juntar a puzzle.

Entretanto já algum tempo que tento ir à Art of Living, para fazer um dos passeios de 4ª feira à noite, mas também ainda não consegui (isto está dificil !!!)

Bjinhos para todos

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 16 Jun 2009, 20:24

Olá Filomena! É bom ver que o fórum está a ter uma boa adesão e muitas pessoas têm vencido a "timidez" de se apresentarem aqui!

É possível que Philip Carr-Gomm regresse ainda a Portugal este ano, quem sabe? :)

As caminhadas com "O Povo das Árvores" são muito interessantes para quem se quer aventurar no Monte da Lua à noite. Vale a pena. Também neste "povo" há algo de... druídico? ;)

Beijinhos para ti
Image

Filomena Vieira

Postby Filomena Vieira » 17 Jun 2009, 14:00

Olá

Uma das coisas que gostaria de saber já à algum tempo, são algumas pistas para a simbologia celta, relativas à planta hera e à flauta. Existem algumas referências a estes dois itens nesta tradição ?

Obrigada

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 17 Jun 2009, 17:21

Cara Filomena,

Existe um alfabeto chamado "Ogham" (também escrito "Ogam") onde um dos 20 principais signos (os restantes são relativamente secundários) é exactamente a Hera ("gort" em irlandês antigo). Uma das palavras-chave que é mais frequentemente associada a este Ogham é o "aprofundamento", ou o "virarmo-nos para dentro" - que certamente provém da forma como a Hera se desenvolve e se "contorce" - ligando-se assim ao processo iniciático do "conhece-te a ti mesmo"...

A flauta tem também uma simbologia muito importante, não só na tradição "celta", mas também na nossa própria tradição lusitana, sendo referida a música que os nossos antepassados tocavam e dançavam ao som deste instrumento. Existe também um outro Ogham correspondente à Cana ("Ngetal" em irlandês antigo), que também está ligada à flauta de pã, em particular, mas não só, está também ligada à própria noção de ritmo e dos ciclos naturais.

Mas, em última análise, e ao extremo, nada disto é realmente importante! Aquilo que realmente importa, a um nível mais profundo, no simbolismo, é a nossa própria interpretação e, sobretudo, a nossa própria compreensão do símbolo. Isto são apenas "pontos de referência" que poderão, se encontrarem eco em nós, guiar de alguma forma as nossas pesquisas e as nossas meditações.

Espero ter sido útil, talvez outros membros do fórum tenham algo a dizer a este respeito?

Beijinhos
Image

jvassalo

Postby jvassalo » 22 Jun 2009, 12:54

Viva.

Chamo-me Jorge Vassalo, tenho 30 anos e sou um amigo interessado no assunto deste forum.

Espero vir a participar activamente :)

Ym abraço.

Falkner

Postby Falkner » 22 Jun 2009, 14:34

Ola chamo-me Ricardo e tenho 20 anos.

As uns anos que me interesso pelo druidismo apesar de nunca ter participado em nada sobre o assunto.
Fico muito feliz por ver que se esta a formar um grupo dedicado a este assunto e a redescubrir as orgens o nosso pais (também ele celta)
Comprimentos para todos os membros deste fórum e espero que brevemente nos possamos juntar todos para debater estes assuntos.

carina.niamh

Postby carina.niamh » 22 Jun 2009, 22:38

Olá, amigos!

Meu nome é Carina, e vivo em São Paulo, Brasil.

Estudo o curso bárdico da OBOD e sou representante no Brasil da Druid Network (http://druidnetwork.org/br). Também faço parte de uma Gorsedd, chamada Caer Piratininga (www.druidismo.com.br), que realiza rituais públicos nos oito festivais, além de ritos de passagem.

Fico muito feliz com a criação deste espaço para a discussão do druidismo em português.

Saudações!

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 23 Jun 2009, 02:01

Bem-vindos ao fórum Jorge, Ricardo e Carina! Esperamos contar com a vossa participação, com as vossas questões e com a vossa experiência.

Parabéns pela página do teu Gorsedd, Carina. Tem artigos muito interessantes e é uma das (ainda) poucas a divulgar o druidismo em português.

Um facto curioso que permanece desconhecido para muita gente é que nos antigos textos irlandeses existe uma referência à ilha mágica de "Hy-Brazil"...

Espero que em breve todos nos possamos encontrar!

Saudações
Image

carina.niamh

Postby carina.niamh » 23 Jun 2009, 23:48

Obrigada pelas boas vindas, Alexandre!

E muito obrigada pelo elogio ao nosso site - vou transmiti-lo aos demais membros do grupo.

Quanto à referência a Hi-Brasil, é interessante que pelo menos um historiador brasileiro já leva o fato em consideração para explicar a origem do nome do país!

Adoraria encontrá-los, de um ou de outro lado do Atlântico. Quem sabe um dia?

Abraços,

Carina

Gorian

Postby Gorian » 26 Jun 2009, 00:49

Olá a todos

Tenho o prazer de conhecer a Zéfiro e a equipa assim como a OBOD há algum tempo. É assim um prazer enorme poder ver um cantinho em português desta tradição aliado a projectos que tanto estimo. Espero aprender mto por aqui e conhecer os verdadeiros druidas deste país.

/|\

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 26 Jun 2009, 01:16

Bem-vindo Gorian! :)
Um abraço e até breve
Image

vidu

Postby vidu » 26 Jun 2009, 14:22

Alexandre Gabriel wrote:Convidamo-lo a apresentar-se neste espaço, para se dar a conhecer aos restantes membros do fórum, e receber umas boas-vindas calorosas! :warm:
Saudações, a todos. que este forum seja o incio de muitos encontros próximos. assim seja /|\ :)

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 30 Jun 2009, 00:15

Bem-vindo Vidu! Contamos com a tua participação! :)
Image

St.Germain

Postby St.Germain » 30 Jun 2009, 14:10

Caríssimo!

Como estás tu, meu amigo?
Louvo-te a iniciativa, e deixo os meus cumprimentos aos restantes.

Poderá ser que nos encontremos um dia pelos bosques deste nosso mundo.

Abraço!

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 30 Jun 2009, 17:58

Bem-vindo St. Germain! É bom ler-te! Como está Braga?
Um abraço
Image

Return to “Bosque dos Druidas”