Acabou de chegar? Apresente-se e seja bem-vindo!

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
yggdrasil

Re: Acabou de chegar? Apresente-se e seja bem-vindo!

Postby yggdrasil » 19 Jun 2011, 14:21

Olá a todos!

Já estava inscrito no forum há algum tempo mas ainda não havia contribuído com nenhum «post». Tudo tem o seu momento apropriado e o meu parece ter sido neste período mágico do Solstício de Verão de 2011.

O encontro de ontem na Casa do Fauno foi excelente, tendo marcado o (re)encontro tão desejado com a Mãe-Terra. Haverá decerto muitos mais momentos de partilha com as palavras e mesmo o silêncio interior de cada um.

Lá estarei então, sempre que assim se proporcionar. Aqui vos deixo pois um até de repente, na próxima encruzilhada do caminho. :old:

CarlaSantos
OBOD Bard

Postby CarlaSantos » 19 Jun 2011, 17:06

Saudações

O meu nome é Carla, tenho 26 anos e sou uma interessada na matéria desde que me conheço como pessoa capaz de discernir o meu caminho.
Há bastante tempo que seguia algumas informações sobre a OBOD no Reino Unido, com um profundo pesar por não existir um tal cantinho no nosso mágico pais.
Foi com uma imensa alegria que ao navegar na internet, pesquisando sobre a temática Druida, que me deparei com a OBOD Portugal e imediatamente entrei em contacto.
Tive a felicidade e o privilegio de participar na celebração do Solstício de Verão no dia de ontem, e comprovar com o meu espírito que realmente há muitas pessoas com a mesma entrega e sede de conhecimento druidico.

Acho este cantinho de uma enorme utilidade, e espero que se mantenha tão viva como a Terra que nos acolhe.

Carla
Que o Sol encha de coragem o teu coração e que a Lua te guie os passos firmes na escuridão

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 01 Jul 2011, 18:22

Cara Cristina, Yggdrasil e Carla,

Sejam bem-vindos/as ao fórum! Poderão participar nas discussões existentes e criar novos tópicos, se o desejarem. :)

Cristina, quando ao Brasil, existem aí vários membros da Ordem, mas ainda não foi criado nenhum grupo-semente ou bosque. Quem sabe nos próximos meses, agora que existe o curso em português? ;)

Na Paz do Bosque
Image

Ana Simões

Postby Ana Simões » 09 Aug 2011, 19:21

Olá, sou a Ana e vivo em Braga.
Eu comecei a despertar interesse por estas Ordens Druidicas devido a uns livros - eu lia o fascinio e a admiração que as personagens tinham pela Natureza e pela "religião" e isso influenciou-me tanto que eu acabei também por ficar assim e a desacreditar um pouco do Cristianismo. Eu adoro a Natureza e tudo que a envolve. Também me interessam muito os costumes celtas e druidicos. E, por isso, comecei a procurar Ordens Druidicas, para me informar sobre o assunto ("o saber não ocupa lugar"). Acabei por ir dar ter ao site da OBOD e, através deste, vim dar a este fórum de discussão. Decidi inscrever-me pois já li bastantes coisas muito interessante aqui e quero manter-me ao corrente. A mim não me podem considerar uma iniciada, pois nada sei sobre o assunto, mas espero que ao longo do tempo comece a perceber dos rituais, dos deuses, através do que comentam.
O meu interesse aqui é de aprendizagem e não propriamente de discussão, por isso, não esperem muitos comentários meus, não por uma questão de desinteresse, mas sim porque sou um tanto tímida. Mas mesmo sem verem de mim qualquer comentário, I will be here!!

Bem, sem nada para acrescentar, desejo-vos uma boa semana. :)

Sailor Moon
OBOD Bard

Postby Sailor Moon » 14 Aug 2011, 12:45

Olá a todos
Ainda não tinha feito a minha apresentação aqui por isso decidi fazê-la.
Estou neste momento a frequentar o curso de Bardo à distância e está a ser uma experiência bastante interessante.
Interesso-me bastante pelo Druidismo, mas também por todas as vertentes do paganismo de um modo geral. Como a Ana muito bem disse "o saber não ocupa lugar" pretendo aprender o máximo que for possivel. Claro que me idendifico mais com umas vertentes do que com outras, mas ainda assim gosto de aprender um pouco de tudo.
Tenho acompanhado este forúm há já algum tempo e apenas lamento que com tantos interessados no assunto não haja mais discussão sobre diversos temas. Acho que se torna tudo muito mais interessante quando todos partilhamos as nossas expriências e opiniões possibilitando assim o nosso desenvolvimento assim como os demais. Fica então aqui o meu apelo a uma maior partipação, pois quanto mais duvidas surgirem mais seremos obrigados a pensar e mais interessante tudo isto se torna.
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo

saefes dragani undómiel

Re: nova mensagem...

Postby saefes dragani undómiel » 30 Aug 2011, 23:16

SHALOM Amigo Alexandre:
Quando lhe for possível e oportuno podia responder à minha segunda mensagem?
É sobre a casa do Fauno e o Monte da Lua e o Povo da floresta com suas caminhadas nocturnas.
A paz te acompanhe...
"Du Weldenwarden"
Pétalas de SARON para todos os druidas.

francisco
OBOD Bard

Postby francisco » 25 Sep 2011, 11:40

Bom dia

Chamo-me Francisco, tenho 34 anos, e moro no Porto.

Começo precisamente hoje o meu curso de Bardo, e achei ser o momento oportuno para a minha apresentação neste espaço.

Desde há vários anos que vou lendo sobre Druidismo, e Historia Celta, também fruto da minha formação de base em História e por algum tempo passado em disciplinas de Arqueologia, para além de ser um aficcionado desde muito novo de tudo o que tem que ver com a obra de Marion Zimmer Bradley. Tendo crescido, procurei ir baseando o meu gosto por estes temas em bases mais sólidas e científicas, e ao invés de ver desacreditada a atracção inicial pelo tema, tornou-se um assunto que transbordou para a minha perspectiva do mundo e da vida, e quando soube que existia a possibilidade de fazer um curso de Bardo percebi de imediato que era uma decisão natural fazê-lo.

Sou também um paladino da diferença, não da que nos separa, mas de tudo aquilo que existe em nós de diferente e que é afinal, na minha humilde opinião, complemento de todos. Sou cristão, e professo a fé católica, mas se há absoluto no qual creio sem qualquer reserva para lá das convenções humas/históricas/feligiosas, é que é a compreensão de todas as diferenças e perspectivas humanas, em termos filosoficos e/ou espirituais que nos levará para a construção de um mundo melhor, mais são, mais uno, e até, mais verde!

Quando vi nas FAQ do vosso site a resposta à pergunta "sou cristão, posso ser um druida?", antes de a ler, eu já sabia a resposta, sabendo o muito pouco, que já sabia, do que implica um conhecimento druidico sério, e o seu papel no mundo de hoje. Um mundo com demasiados fundamentalismos. É certo que o Druidismo tem a sua identidade própria, a sua formalidade, as suas regras, por assim dizer, necessárias em tudo o que involva a gestão de um corpo fundamental de principios pelos quais se regem todos aqueles que participam dos seus ideais e objectivos. Mas, julgo eu nesta fase, e penso não estar enganado, os principios do Druidismo parecem-me a mim uma via possivel, refrescante e unificadora, para a reunião e o potenciar da diferença presente em tantas perspectivas que existem de ver o homem e o mundo.

E daí o facto de poder albergar tanta gente com filosofias de vida porventura diferentes, mas com objectivos quiçá tão idênticos. E que fascinante será poder continuar a experienciar o que a vida mostra a outros com caminhadas diferentes da minha, da mesma forma que darei o meu contributo possivel para que com outros também assim aconteça.
As Gwersi introdutórias fizeram-me perceber o grau de importância e de responsabilidade que obter uma formação deste género implica. Não fico obrigado a ser um "master" do druidismo, da bondade e o do melhoramento do mundo, claro que não, afinal sou um cidadão livre. Mas que perda enorme que será se não tentar.

Estou apresentado. É uma bênção ter esta oportunidade, e aparecerei sempre que sentir que a minha opinião possa ser pertinente. Uma boa semana para todos.
Saudações

"Que todo o homem seja uma sugestão de infinito" Bernard Feillet

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 28 Sep 2011, 01:04

Caro Francisco,

Bem-vindo ao fórum público da OBOD! De facto, o Druidismo é uma espiritualidade Natural e a-dogmática, pelo que, na sua essência, não é incompatível com outros caminhos e filosofias espiritualistas, dado que estes não sejam dogmáticos ou exclusivistas ;)

Se desejar, existe também um fórum reservado aos membros onde poderá participar e debater as experiências tidas com o curso de Bardo (veja em: www.obod.com.pt)

Na Paz do Bosque
Image

yrma
OBOD Bard

Postby yrma » 26 Oct 2011, 12:53

OLA, chamo-me yrma, sou de lisboa. tenho 35 anos. Estou ja no curso de Bardo.
Queria agradecer por me darem esta oportunidade de estar presente todos vos.
Na paz do Bosque
/|\
Yrma /|\

PagãoLuso

Postby PagãoLuso » 27 Oct 2011, 18:27

Saudações a todos!

Sou o Miguel, tenho 32 anos, sou dos arredores de Lisboa, e sou pagão há mais de 10 anos, e membro de uma outra ordem neo-druidica, a Ár nDraíocht Féin (ADF), desde 2008, ordem essa que embora extremamente activa nos EUA, que eu saiba apenas tem mais um membro em Portugal.

Fiquei muito contente por descobrir que a OBOD estava representada em Portugal, é sempre bom saber que o druidismo se encontra em expansão por cá, seja qual for a vertente.

Gostava muito de poder de futuro conhecer melhor a OBOD!

Que os Deuses vos abençoem a todos e que tenham um óptimo Samhain, sob o olhar dos Deuses, dos Espíritos e dos Antepassados, e à luz do fogo!

Miguel

arpoador
Location: Currently, San Francisco, California ... em breve, Petrópolis, RJ, Brasil

Postby arpoador » 07 Nov 2011, 02:57

Alô Gente,

Meu nome é José, e estou actualmente morando em San Francisco, na Califórnia. Nasci no Rio de Janeiro, mas me mudei para os EUA quando eu ainda era criança. Pretendo me mudar ano que vem para o município de Petrópolis, no Brasil.

Eu tenho feito várias tentativas espirituais, e a mais recente (desde 2001) é uma variação de Santo Daime, da Amazônia. Também pratico Yoga e Meditação indiana, com práticas e motivos além do só físico. Mas descobri Druidry só este ano, e o mais que eu leio o mais que eu me sinto que estou encontrando a minha prática espiritual. Não estou afiliado com o OBOD, mas entrei aqui para ler umas discussões (obrigado Google). Aí descobri este forum em português e tive que registrar.

Obrigado -
- José

cavalheiro-verde

Postby cavalheiro-verde » 22 Dec 2011, 12:31

Olá Bom dia a todos.
Acabo de chegar, ainda estou cansado de tão longa viagem.
Já repararam no tempo que demorei até aqui chegar? Uns anos largos...
Bom:
Sou Cavalheiro, moro na Póvoa de Varzim e tenho uma pequena Tapada no Alentejo. Lá estou a "amamentar" um bosque.
Tudo começou pelo meu gosto pelas florestas, mesmo antes de saber deste forum. :shrug:
Agora espero melhorar o que estou a fazer.
Alto Alentejo, tenho sobreiros, oliveiras, carvalhos e castanheiros, outras ainda como nogueira, etc. Cada uma tem a sua função, o seu posto e todas "trabalham" para o bosque.
Procuro um nome, sei que sairá dentro de mim, dentro de nós (mim/árvores). Depois digo-vos.

Não sou grande participante destes foruns por indisponibilidade de tempo. Mas pode ser que neste, vá melhorando.
Boas festas a todos.

Cav

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 27 Dec 2011, 17:52

Bom dia Cavalheiro-Verde!

Sê bem-vindo ao fórum. Cá ficamos a aguardar fotografias do Bosque Sagrado ainda por nomear :)

Na Paz do Bosque
Image

Leapaidh Lánlaidhí
OBOD Bard

Postby Leapaidh Lánlaidhí » 05 Feb 2012, 23:51

Boa noite :)

Acabei de chegar ao fórum. Sou a Marta e tenho 37 anos e um grande interesse no druidismo.

Já nos conhecemos, Alexandre. :)

O Fórum está paradinho ou é impressão minha? Já vi que por aqui há muiiiitos tópicos que tenho de descobrir. Estou certa que passarei por aqui umas boas horas nos próximos tempos.

Sempre a aprender e a apreender :)

Uma noite feliz neste inverno frío!
LL

SolMaria

Postby SolMaria » 01 Mar 2012, 14:32

Olá a todos!

Estou aqui para descobrir se este é o meu Caminho.Desde criança sou fascinada pelos 4 elementos,e os animais e as árvores teimam em falar comigo.Quando todos se levantam e dizem que são Cristãos,eu sempre fico mal vista,porque me apresso a dizer que o meu deus é o Sol.Mas visitando este cantinho,parece-me que tenho uma visão muito infantil do que seja seguir esta Via.E vou estar por cá para descobrir se o Chamado interior que sempre senti,é nesta direcção.
Paz a todos.

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 01 Mar 2012, 21:30

Olá Marta e Maria,

Sejam bem-vindas ao fórum! :)

Marta, o fórum tem tido pouca participação ultimamente, possivelmente devido à "força" do Facebook... a OBOD também tem lá um cantinho em: https://www.facebook.com/pages/Ordem-dos-Bardos-Ovates-e-Druidas-OBOD/188490404503750

Independentemente das culturas ou religiões (e do nome que lhe é atribuído), o Sol é uma Força Viva da manifestação luminosa celeste, Maria. No Druidismo a força solar é muitas vezes corporificada pelos deuses Lug e Bel. Quanto à "visão muito infantil" de que falas, pode ser muito relativo e não "perjorativo". A história de Taliesin e Fionn, p.ex., que são histórias de iniciação, acontecem com "crianças". Porém, num nível mais superior, a inocência (que, apesar de tudo, é filha da ignorância, do desconhecimento - inconsciência) deverá dar lugar à pureza de uma forma consciente.

Boa Ventura para ambas :)
Image

Patrícia

Postby Patrícia » 02 Mar 2012, 20:47

Olá,
Chamo-me Patrícia e interesso-me por mitologia Ibérica e Céltica, e dentro das artes divinatórias por Tarot.

Infelizmente estou demasiado longe para estar fisicamente presente em actividades que decorram em Portugal.

Felizmente existe este "cantinho" onde espero aprender sobre druidismo. Tomei conhecimento dele através do perfil do facebook da PFI Portugal, da qual me mantenho sócia, apesar da distância.

Bem hajam,

Patrícia

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 03 Mar 2012, 22:01

Bem-vinda Patrícia!

Apesar da distância física, a um outro nível não existe essa "distância", que ela não seja um impedimento para a prática e aprendizagem druídica ;) Este é um espaço para partilha de pensamentos, reflexões sobre o tema. Sinta-se em casa. :)

Se desejar, poderá também acompanhar-nos no Facebook (basta procurar Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas).

Na Paz do Bosque
Image

Ykorenthe

Postby Ykorenthe » 20 Apr 2012, 22:10

Saudações!

Chamo-me Nádia, tenho 28 anos e moro na Margem Sul. Adoro tudo o que seja relacionado com a Natureza, basicamente pode-se dizer que sou pagã desde que nasci, sempre adorei o mundo natural e os seus habitantes animais, sempre me fascinou o céu nocturno cheio de estrelas e a misteriosa Lua, sempre me interessaram os Solstício e Equinócios...

Acabei de descobrir este forum agora e não resisti em me inscrever, acho que vou aprender várias coisas interessantes por aqui :wizard:

Parabéns pelo forum e um grande bem-haja a todos!
"Podemos ver o todo em cada parte"

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 04 May 2012, 17:18

Bem-vinda Ykorenthe! Espero que seja um espaço de descoberta para si e que partilhe também connosco as suas reflexões e sugestões :)
Image

Return to “Bosque dos Druidas”