O Pais das serpentes

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Lamandil
Posts: 8
Joined: 21 Dec 2009, 20:59
Gender: Male
Contact:

O Pais das serpentes

Postby Lamandil » 06 Mar 2010, 23:38

Sendo portugal conhecido por este titulo ("Pais das serpentes"), acho que seri bom reflectir e unir os conhecimentos sobre esta tematica, tão importante para conhecer a evolução do proprio povo português.

Segundo o que consegui apurar, a serpente refere-se, por excelência, a um animal mitico conhecido quer como o possuidor do conhecimento da vida e da morte, e logo da cura, mas também de uma sabedoria profunda que faz os homens entrar em contacto com os proprios deuses. ela era venerada por os antigos druidas, mas não so e em todos aparece como um iniciador de mistérios profundos da alma.
Sendo os druidas, também shamans, e conhecendo a profundidade do trase e de uma filosofia natural, eles tinham conhecimento destes factos e os reverenciavam.

PS: como não tenho os meus apontamentos á mão vou tentar desenvolver mais o tema e colocar alguns links de referencia, para ajudar na reflexão;

Lamandil
Posts: 8
Joined: 21 Dec 2009, 20:59
Gender: Male
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby Lamandil » 07 Mar 2010, 03:42

Acrescentando mais alguma coisa ao post anterior.

A serpente tem sido transculturalmente um simbolo de imortalidade e regeneração. Vários povos estão ligados a este animal.
O seu culto apresenta contornos dificeis de explicar, porque surgem em regiões que se acredita terem ligações, mas que não se consegue encontrar muitas provas. Os primeiros sinais mais estudados, aparecem no egipto, com o culto da serpente de fogo, que protege o Deus Farao, mas ao mesmo tempo como portadora de sabedoria. Surge ainda na India, onde se encontra enraizada nos cultos tantricos.

Os druidas em nada são diferentes, alias alguns autores referem que estes tinham contactos activos com estes povos tais como os gregos, chegando mesmo a referir que foram estes que ensinaram os segredos da matematica e da filosofia a Pitagoras. Logo estes conhecimentos não seriam segredo.

Para além disso, quando os primeiros cristãos fugiram para as periferias do império romano contactaram com estes povos e muitos viveram em harmonia com eles e com os seus conheciementos (tal cmo é conhecido)

Quanto a Portugal????
Quanto ao nosso pais, sabemos que existiu naturalmente Druidas entre os povos celtas, mas existe ainda referencias a uma chegada das serpentes ou dragões, que alguns historiadores referem poderem ser praticantes deste culto do egipto que vieram procurar refugio nas nossas terras (????) e que naturalmente se integraram nos povos existentes ca.

PS: peço desculpa não por fontes mas são tantas que a maioria ja as perdi, mas de qualquer forma ja da para grandes discussões

draguende
Posts: 3
Joined: 04 Apr 2011, 01:08
Gender: Female
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby draguende » 04 Apr 2011, 01:13

Olá!

Tenho muito interesse mesmo no tema de Portugal como país das serpentes, da teoria de como Portugal pode ter sido destino de egípcios... Tenho até uma pág no facebook intitulada "Dragons are real", e tenho estado em contacto profundo com o que a serpente representa em Portugal desde há pouco tempo para cá. Ficaria mesmo muito grata se conseguisse indicar-me em que bibliografia encontrou essa informação! Se quiser responder directamente para o meu e mail, agradecia: draguende@gmail.com

Muito obrigado pela atenção

Ana

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate
Posts: 212
Joined: 14 Jun 2009, 01:11
Gender: Male
Location: Sintra, Portugal
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby Alexandre Gabriel » 16 Apr 2011, 00:27

Olá a ambos!

Recomendo a leitura de um dos raríssimos textos que nos falam deste aspecto ofídico da nossa remota ancestralidade: "História Natural" de Plínio-o-Velho (23-79 EC). É aqui que encontramos a referência aos antigos povos conhecidos sob o nome de Dragani, Saefes e Cempsi, na terra de Ophiussa.

Existe uma boa edição de Amílcar Guerra na Colibri em que são apresentados os excertos relativos à Lusitânia, mas creio que se encontra esgotado. Talvez na Feira do Livro de Lisboa seja uma boa ocasião para encontrar algum exemplar perdido! De qualquer das formas, aqui fica a ligação directa para o livro no site da Colibri: http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=618

Para além desta obra, recomendo também a "Ora Maritima" ("Orla Marítima") de Avieno (séc. IV AEC), que nos fala do misterioso povo dos "Oestrymni". O texto em latim encontra-se aqui: http://www.thelatinlibrary.com/avienus.ora.html

Creio que para além destas, não existem (até à data) quaisquer outras fontes clássicas que nos refiram a presença dos Dragani, Saefes ou Oestrimni nas Terras de Ophiussa (a "Serpente") - a extremidade ocidental da Península Ibérica.

A "emigração egípcia" para a Ibéria não será algo totalmente aceite na comunidade científica, mas é curioso que há um registo português do séc. XV que nos fala de algo que pode ser interessante quando aplicado a esta teoria: a História de Gatelo e Escota (uma "verão" ibérica/escocesa da invasão da Irlanda pelos "Povos de Mil", os Milesianos, que têm Amergin como seu chefe-bardo). Aqui fica um pequeno relato com uma indicação de bibliografia: http://bosquedosdruidas.blogspot.com/2009/03/historia-de-gatelo-e-escota.html

Saudações druídicas!
Image

draguende
Posts: 3
Joined: 04 Apr 2011, 01:08
Gender: Female
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby draguende » 19 Apr 2011, 15:22

Olá!

Obrigado por tanta informação!

Deixo aqui um documentário em português, sobre Portugal e as Serpentes, que achei muito interessante:

http://www.cafeportugal.net/pages/galer ... px?id=2006

Espero que gostem

um abraço!

draguende
Posts: 3
Joined: 04 Apr 2011, 01:08
Gender: Female
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby draguende » 19 Apr 2011, 15:24

Gabriel,

Dado que não sei latim... o que significa "Dragani, Saefes e Oestrimni"?

Grata

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate
Posts: 212
Joined: 14 Jun 2009, 01:11
Gender: Male
Location: Sintra, Portugal
Contact:

Re: O Pais das serpentes

Postby Alexandre Gabriel » 19 Apr 2011, 18:33

Olá Ana!

"Dragani" poderá ser traduzido do latim como "dragões" ou "povos do dragão".

"Saefes" estará relacionado com "serpentes", dado que é uma palavra similar a "ophiusa" (para além de "serpente" - ophiucus - também pode ser considerado um anagrama para sophia - sabedoria).

"Oestrimni" signifca "povo do extremo ocidente", e será a mais remota denominação que temos dos povos ibéricos ocidentais.

Sugiro também a leitura do livro "Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia", de Gilberto de Lascariz, que tem boas pistas e reflexões sobre estas questões. Creio que refere, entre outros, os cultos ofiliátricos no Castro de S. Bento, no norte do país.

Uma outra leitura aconselhada "Religião Popular Portuguesa" de Moisés Espírito Santo, que tem referências a cultos ofídicos em Portugal.

O documentário que colocaste é muito interessante, Ana. Nas nossas tradições populares temos muitos vestígios de sabedoria "codificada".

Na Paz do Bosque
Image


Return to “Bosque dos Druidas”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests