ÁRVORE ANTIGA É MONUMENTO com mais de 300 anos

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Merlin

ÁRVORE ANTIGA É MONUMENTO com mais de 300 anos

Postby Merlin » 11 Dec 2010, 02:26

Olá a Tod@s!
Resido no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, tenho pouco mais de 30 anos e sempre me senti muito "maravilhado" pela tradição céltica em geral e pelos druidas em particular. Descobri a OBOD, através de um livro de Philip Carr-Gomm, editado pela Zéfiro em Portugal, e estou à espera que o primeiro curso de Bardo seja traduzido para português...
Entretanto desde longa data que me sinto especialmente ligado ás árvores e à sua defesa e valorização, além de ter escolhido continuar a tradição de família, vivendo no campo e sendo agricultor, depois de ter estudado comunicação social e ter recusado integrar a redacção de um dos principais Jornais portugueses onde estagiei.
Estou particularmente interessado na Criação de Bosques Sagrados... Já há alguns anos atrás tive o meu pequeno viveiro onde desenvolvi as árvores a partir das sementes que aí germinei (e que hoje já estão bem grandes por aí), iniciativa que estou agora a retomar. Mas, sinto-me particularmente ligado a um Castanheiro cuja classificação como Monumento de Interesse Público despoletei ainda na adolescência aos 14 anos com artigos em jornais e contactos da entidade competente, e cuja imagem aqui partilho.

Este Castanheiro, com pelo menos mais de 300 anos e um porte gigantesco e interior oco, fica na Freguesia de Moura da Serra, no concelho de Arganil e foi Classificado como Árvore de Interesse Público, nos termos do Dec. Lei nº 28468, de 15/02/1938 e do Dec. Regulamentar nº 11/97, de 30 de Abril.
Foi assim publicado pela Direcção de Serviços de valorização do Património Florestal da Direcção-Geral das Florestas Aviso no Diário da República II série, nº 193 de 22/08/1997.

Nesse aviso consta:
(...)"Um Castanea sativa Miller, vulgarmente conhecido por castanheiro, existente em Portos, no lugar de Mourísia, freguesia de Moura da Serra, concelho de Arganil, pertencente a José Pedro Barata" (...)
O Castanheiro, foi entretanto destacado em vários jornais, e também referenciado como um dos dos Castanheiros Monumentais portugueses, pelo investigador Jorge Lage no seu livro "Castanea - Uma Dádiva dos Deuses".

Se um dia vierem cá para os lados da Serra do Açor não deixem de visitar esta árvore antiga que até tem uma lenda própria relativa a um fogo que começou no seu interior oco que teve de ser apagado pelos populares há muitas décadas atrás... E sobreviveu ao último fogo que o flanqueou sem lhe tocar, apenas lhe secando algumas folhas com o calor da proximidade das chamas... ao redor dele existe um Soito antigo,em torno de uma pequena e fresca ribeira num vale profundo e com a proximidade de uma razoável queda de água. A escassos kms ficam locais únicos da Nossa floresta autócne como a Mata da Margaraça e ainda a mítica Fraga da Pena. Se precisarem de guia ou conselhos para chegarem até esses locais, disponham.
Saudações a todos

http://comunidade.sol.pt/photos/mourise ... 16981.aspx

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Re: ÁRVORE ANTIGA É MONUMENTO com mais de 300 anos

Postby Alexandre Gabriel » 14 Dec 2010, 20:22

Caro Merlin,

Bem-vindo ao fórum e obrigado pela partilha! Porém, não consegui aceder ao link da mensagem, seria possível confirmar se está correcto?

A criação de Bosques Sagrados é um trabalho empreendido por diversos Druidas espalhados por esse mundo fora. Para além de ser algo simbólico, é também algo efectivo, que concretiza no nosso mundo um princípio nobre.

Seria interessante vermos fotografias de algumas das árvores plantadas pelo Merlin, se possível ;)

Saudações!
Image

Merlin

Re: ÁRVORE ANTIGA É MONUMENTO com mais de 300 anos

Postby Merlin » 17 Dec 2010, 01:45

Caro Alexandre Gabriel

Agradeço o seu comentário, se calhar codifiquei mal, mas por acaso eu consigo abrir o link... De qualquer modo deixo aqui outro para um site oficial de um projecto que reúne várias "aldeias de memória" da Serra do Açor, incluindo a citada Mourísia e também Benfeita e Pardieiros que estão na proximidade da Mata da Margaraça e Fraga da Pena... e ainda claro a aldeia histórica do Piódão, etc.
No link encontra directamente imagens do castanheiro da mourísia no topo que podem ser ampliadas, mas tendo um tempito pode ser interessante dar uma olhadela também nas imagens de outras aldeias e sobretudo nos videos recolhidos em entrevista a todos os moradores dessas aldeias, onde mantendo viva a tradição oral relatam a vida de outrora, mas retransmitem ainda muito das lendas e herança cultural popular da região.

http://www.aldeiasdememoria.com/mourisia/

Quanto a fotografar algumas das árvores que coloquei a germinar para aí à cerca de 14 anos, é uma boa ideia e como algumas estão cá pela quinta, sobretudo Aveleiras, e Nogueiras não vai ser difícil. Algumas das outras terei de tentar reencontrar quando for à Mourísia.

Return to “Bosque dos Druidas”