Atlântida

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
SolMaria

Atlântida

Postby SolMaria » 04 Mar 2012, 23:08

Olá a todos.
Tenho lido muito sobre Druidismo, :anx: mas sou nova por estes caminhos ensolarados,e não sei quem exagera e quem diz a verdade.Li algures que o Druidismo nasceu na Atlântida,havendo por lá mosteiros onde os monges vestiam branco,eram muito ligados á natureza e cultuavam os elementos.Será isto verdade? Alguém sabe?
Na Paz do Bosque
:seasons:

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Re: Atlântida

Postby Alexandre Gabriel » 06 Mar 2012, 21:54

Olá SolMaria,

A Tradição fala-nos que existe de facto uma ligação dos Druidas à Atlântida e são vários os autores esotéricos fazem referência a isso. Mas... (um grande "mas"!) em termos arqueológicos e científicos, não há nenhuma prova que nos permita afirmá-lo com toda a certeza. Para muitos, a Atlântida não passa de uma fantasia, para outros terá sido uma realidade, a verdade é que existem muitas visões diferentes sobre este tema. Após as suas próprias leituras e reflexões, cada qual chegará às suas próprias conclusões que, naturalmente, serão "válidas" para si próprio. ;) Como em qualquer outro domínio, ninguém pode arrogar-se de ser "o dono da verdade"...

Porém, conforme é abordado nos ensinamentos da Ordem, a teoria mais aceite é que o Druidismo (tal como foi registado pelos historiadores clássicos) teria as suas origens mais remotas em crenças e saberes muito mais antigos, nomeadamente do período Neolítico, com vários milhares de anos de antiguidade. As origens arcaicas do Druidismo não são muito claras, pois existem pouquíssimas fontes para o explorarmos em profundidade. É também muito provável que o xamanismo esteja nas fundações do Druidismo, tal como o defende o escritor John Mathews, entre muitos outros.

É certo que o Druidismo é uma das tradições mais ancestrais que conhecemos na Europa! Mas talvez, mais importante do que a sua temporalidade e antiguidade, seja o seu propósito, de nos remeter, enquanto tradição viva, para o Eixo a-temporal, onde perdura o Eterno Presente.

Na Paz do Bosque
Image

SolMaria

Postby SolMaria » 06 Mar 2012, 22:36

Olá Alexandre!
Bom,a isso ser verdade,eu imagino a Sabedoria que tinham os monges na Atlântida!
Se pensarmos um pouco,as árvores já cá estavam antes do primeiro ser humano ganhar vida.Que histórias fantásticas elas contariam aos monges? Histórias do mundo no seu começo,onde o verde era mais verde,o ar mais puro e os planos internos muito menos poluídos.
E se os Monges cultuavam os elementos,teriam controle pleno sobre o plano físico e sobre os planos internos.
Se um deles se chateava a sério com alguma coisa,deviam sair cá umas trovoadas... :o
Na Paz do Bosque
:ouroboros:

CarlaSantos
OBOD Bard

Postby CarlaSantos » 12 Jul 2012, 18:01

Ainda há pouco tempo vi que num canal de televisão (que a minha memória não fixou) ia ser exposto um conjunto de teorias relativas à Atlântida.
No excerto que passaram a publicitar o programa, a teoria defendida era que de facto teria existido e iam tentar sustentar essa teoria. Achei interessante mas não vi :( de qualquer modo deve estar no youtube. É muito recente, porque se trata de um estudo concluido também há muito pouco tempo, e como também sou fã do "conceito" fiquei curiosa.
Caso veja alguma coisa sobre esse programa meto aqui o link :)
Que o Sol encha de coragem o teu coração e que a Lua te guie os passos firmes na escuridão

Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 13 Jul 2012, 01:01

Olá Carla,

Deve tratar-se (presumo) do recente documentário feito pelo Canal História ou Discovery Channel (não estou certo), que aponta para a localização da Atlântida no território Tartéssico, em plena Península Ibérica. Não é uma teoria nova, mas é mais um elemento de estudo para um tema tão enigmático e "pantanoso" como este :)
Image

CarlaSantos
OBOD Bard

Postby CarlaSantos » 14 Jul 2012, 01:45

Sim, também não tenho a certeza qual o canal, mas é isso :)
Gostava de ver, estou curiosa ainda não conhecia esta teoria :)
Que o Sol encha de coragem o teu coração e que a Lua te guie os passos firmes na escuridão

Return to “Bosque dos Druidas”